Pular para o conteúdo principal

Síndrome de Irlen

Perguntas e Respostas

1. Quais são as etapas para se detectar se a pessoa apresenta Dislexia de Leitura?

a) Exame oftalmológico voltado para a neurofisiologia visual com um protocolo onde constam vários exames.
b) Preenchimento de questionários sobre habilidades acadêmicas e profissionais , dificuldades, sinais e sintomas, etc
c) Entrega de cópias dos laudos psicopedagógicos, psicológicos, neurológicos que já tenha realizado ;
d) Aplicação do DPLC - Diagnóstico Padrão de Leitura Cognitiva
e) Aplicação dos Testes do Método Irlen
f) Análise pela Escala de Estresse Visual e Perceptivo
g) Detecção dos Filtros Seletivos a serem aplicados
h) Prescrição dos óculos ou dos filtros espectrais planos.

2. Em quantos países o Método Irlen já é utilizado?

Os Filtros Seletivos já são utilizados em mais de 34 países por cerca de 7000 profissionais, em centros de diagnóstico, consultórios, clínicas e distritos escolares. Além de muito difundidos nos EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Japão, Espanha, Alemanha, França, Inglaterra, também são usados na Tailandia, Líbano, Marrocos, etc.

3. O Método Irlen só pode ajudar crianças?

Além de crianças, o Método Irlen ajuda também jovens adultos e pessoas acima de 50 anos. Podem os auxiliar em suas atividades acadêmicas, profissionais e também esportivas.

4. É comum na sociedade pessoas com Dislexia de Leitura?

Entre as pessoas que tem dificuldades com a leitura e aprendizagem a proporção é de 35 a 50% e entre pessoas que se sentem desconfortáveis à leitura prolongada, com fotofobia e dificuldade de concentração a proporção é de 10 a 15% aproximadamente.

5. Todas as pessoas com dificuldades de leitura podem se beneficiar do Método Irlen?

As dificuldades de Leitura podem ter muitas causas, algumas delas são neurológicas, outras associadas a deficit de cognição, baixo desenvolvimento cognitivo ( baixo Q.I. ) etc. A abordagem e a resposta ao tratamento depende de cada paciente e o grau de benefício aferido pelos Filtros Seletivos depende da origem do problema. A maior parte dos casos é beneficiada pelos Filtros Seletivos e a melhora é progressiva: quanto mais tempo se usa, maior é o conforto e ganho no desempenho visuoespacial.

6. Por que tenho que realizar um exame oftalmológico convencional antes de realizar os testes do Método Irlen?

Ao longo de nossa vida, cerca de 90% de tudo que aprendemos nos chega através do sentido da visão. Embora não seja a causa da dislexia; um problema visual pode compromenter e muito o aprendizado do indivíduo. O exame oftalmológico deve ser formatado para que a detecção da dislexia seja facilitado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRATAMENTO GRATUITO EM SÃO PAULO PARA TDAH

São Paulo – Atendimento público - gratuito • PRODATH - Projeto de Déficit de Atenção e Hiperatividade (adultos) Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 225 - ambulatório térreo - HC - USP Cerqueira César - SP CEP: 05403-010 Tels: (11) 3088-4314 (MARCAÇÃO DE CONSULTAS) ou 3069-6971 Horário de atendimento: 8 às 16h Coordenador: Dr. Mário Louzã Neto • ADHDA - Ambulatório para Distúrbios Hiperativos e Déficit de Atenção (crianças e adolescentes) Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência - HC - USP Av. Dr. Ovídio Pires de Campo, s/n - CEP 05403-010 Telefone : (11) 3069-6509 ou 3069-6508 Coordenador: Dr. Ênio Roberto de Andrade

DISGRAFIA

Letra feia não é só pressa ou preguiça. Pode ser disgrafia Transtorno de aprendizagem afeta a capacidade de escrever ou copiar letras, palavras e números. Com os cadernos de caligrafia fora de moda nas escolas, a letra ilegível deixou de ser marca registrada apenas de médicos e apressados. Atraídos pelo computadores, crianças e jovens tendem a exercitar pouco a letra cursiva - antes treinada à exaustão nas folhas milimetricamente pautadas. Assim, a hora da escrita pode virar um tormento: tanto para quem escreve quanto para quem lê. Nas crianças em idade de alfabetização, no entanto, a atenção de pais e professores deve ser redobrada. Letra feia no caderno pode não ser apenas falta de jeito com o lápis ou caneta, mas, sim, um transtorno de aprendizagem conhecido como disgrafia, que afeta a capacidade de escrever ou copiar letras, palavras e números. O centro do problema está no sistema nervoso, mais precisamente nos circuitos neurológicos responsáveis pela escrita. “A disgrafia pura oco...

DISLEXIA DO DESENVOLVIMENTO OU DE PROPRIOCEPÇÃO

Prof.Dr.Paulo Ricardo Souza Sampaio Prof.Assistente de Oftalmologia da FMABC Médico Oftalmologista A Dislexia de Propriocepção, também chamada de Síndrome do Déficit Postural, é definida como uma “perturbação da aprendizagem da leitura que surge apesar de inteligência normal, ausência de perturbações sensoriais ou neurológicas, de instrução escolar adequada e de oportunidades socioculturais suficientes. È, portanto, uma perturbação das aptidões cognitivas fundamentais, freqüentemente de origem constitucional” (Federação Mundial de Neurologia). Por propriocepção entendemos como a apreciação da posição, do equilíbrio e das suas modificações pelo sistema muscular (não confundir com somestesia, termo que designa a sensibilidade dos diversos estímulos sofridos pelo corpo com exceção dos provenientes dos órgãos sensoriais). O sistema visual permite a colocação em pratica de mecanismos dos quais um dos papéis essenciais é tornar conscientes as imagens que nos rodeiam e nos interessam....